fbpx

O que é Psicologia

Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.

Pilates em Sidrolândia SidroFisio

Fale com nossos colaboradores

Ligue: (67) 3272-6538

Dr.a Marli da Silva Matos

Dr.a Marli da Silva Matos

Psicóloga

pilates em sidrolandia sidrofisio

Perguntas Frequentes

O que é psicoterapia?

Etimologicamente, psicoterapia significa ?tratamento da alma?. O médico escocês James Braid (1795-1860) foi um dos primeiros a utilizar o termo, além de ser o criador da palavra ?Hipnotismo?, que com o passar dos tempos, popularizou-se como “Hipnose”, que significa ?estado de sono?.

A psicoterapia é um tratamento colaborativo, onde paciente e psicólogo trabalham juntos para resolver as questões desejadas. Uma das principais ferramentas utilizadas na psicoterapia é a fala, pois é através dela que o paciente poderá expressar todos seus pensamentos em consultório. O ambiente da terapia é acolhedor, e a postura do especialista que irá te atender deve ser objetiva, neutra e sem julgamentos.

Com a ajuda do psicólogo, é possível identificar as causas e os padrões comportamentais que possam estar lhe impedindo de ter uma vida mais feliz. A psicoterapia ilustra de maneira clara, os pontos que necessitam de atenção e reparo em nosso cotidiano, para que possamos atingir um estado de satisfação emocional.

Para que serve e quem pode fazer?

Muitas doenças e dores se devem a pequenas disfunções que se acumulam ao longo da vida e enfraquecem o organismo. Essas disfunções podem ter como causa frustrações, perdas, sentimentos de abandono, traumas, intoxicações e até mesmo memórias hereditárias.

A Microfisioterapia ajuda o corpo a eliminar essas marcas, por isso pode tratar muitas condições clínicas fazendo com que o próprio organismo se corrija.

Para que serve a psicoterapia?

A psicoterapia é uma forma de ajudar as pessoas a lidarem com uma série de problemas psicológicos ou dificuldades emocionais. A psicoterapia pode auxiliar na eliminação ou no controle de sintomas que possam prejudicar nossa vida. Muitas vezes, nos sentimos tristes, irritados ou ansiosos em níveis desproporcionais, e acabamos tendo diversas áreas de nosso cotidiano afetadas.

Nossos relacionamentos afetivos e profissionais ficam comprometidos quando não estamos nos sentindo bem, e nossa autoimagem é uma das primeiras a serem prejudicadas. Isto acarreta em uma diminuição de nosso bem-estar, o que consequentemente pode vir a se tornar uma condição patológica para nossa mente.

É neste momento que a psicoterapia pode ser útil. Em consultório, é possível sentir-se acolhido por alguém que está disponível para nos ajudar com nossos problemas. E com as reflexões promovidas pela psicoterapia, adquirir um maior autoconhecimento e assertividade acerca de nossas escolhas torna-se uma tarefa menos árdua.

Quem pode fazer psicoterapia?

Não há restrições acerca de quem pode ou não fazer psicoterapia. Ela é indicada para todas as idades, e não deve ser vista como uma prática utilizada apenas por quem apresenta distúrbios emocionais. A psicoterapia pode potencializar a felicidade e a satisfação de todos que incluem ela em suas vidas.

Quando eu devo considerar fazer psicoterapia?

Não há um momento exato em que devemos iniciar a psicoterapia. Decidir iniciar um tratamento psicológico depende de nosso autoconhecimento e do suporte de amigos e familiares. Porém, esta não é uma escolha simples. Admitir que estamos fragilizados e vulneráveis requer que olhemos para lugares de nossas almas que não são fáceis de serem observados.

Antes de tudo, é necessário que aceitemos nossa condição. Reconheça toda a sua humanidade, tendo em mente que todos nós estamos sujeitos a termos dificuldades emocionais. Não há um controle mágico capaz de regular nossos sentimentos.

Algumas pessoas podem lidar melhor com seus respectivos dilemas, e outras não, e isto não significa que você é fraco. Todos nós nascemos com uma identidade singular, tendo limitações e qualidades específicas.

Buscar a psicoterapia é um ato de coragem, pois superamos os julgamentos e os equívocos sociais acerca dos tratamentos psicológicos. Escolher iniciar a terapia também é uma prova de amor próprio, pois decidimos lutar pelo nosso bem estar.

Em que situações a psicoterapia é indicada?

A partir do momento em que temos dificuldade para lidar com o nosso dia a dia, a psicoterapia torna-se aconselhável. Traumas como a morte de um ente querido ou um abuso sexual, doenças médicas, e desordens emocionais como a depressão e a ansiedade tornam a psicoterapia necessária.

Porém, a psicoterapia também pode ser buscada pelo desejo de nos conectarmos com nós mesmos, e por pessoas que queiram se conhecer melhor. Veja algumas situações que podem indicar que está na hora de iniciar um tratamento psicológico:

  • Você se sente triste e solitário por longos períodos de tempo
  • Você não consegue resolver seus problemas mesmo com esforço e a ajuda de amigos e familiares
  • Você não consegue se concentrar no trabalho e focar em outras atividades do dia a dia
  • Você se preocupa excessivamente, e sempre espera o pior, estando constantemente tenso
  • Suas ações prejudicam você e aos outros.

Psicoterapia tratamentos

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Anorexia Nervosa
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo
  • Transtorno de Personalidade Borderline
  • Transtorno Bipolar
  • Demência
  • Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
  • Esquizofrenia
  • Autismo
  • Estresse pós-traumático
Pilates em Sidrolândia SidroFisio
Pilates em Sidrolândia SidroFisio
Pilates em Sidrolândia SidroFisio

Contatos

Ligue

(67) 99804-1030

(67) 3272-6538

Email

contato@sidrofisio.com.br

Endereço

Rua Mato Grosso, 1183, Centro
Sidrolândia, MS

Entre em Contato

Pin It on Pinterest

Shares
WhatsApp chat